Como podemos saber quando é que  um trabalho se trata realmente de uma pesquisa científica?

  • “A pesquisa científica é uma investigação metódica acerca de um determinado assunto com o objectivo de esclarecer aspectos do objecto em estudo”(Bastos; Keller, 1995, p.53).
  • “Pesquisa é uma actividade humana, honesta, cujo propósito é descobrir respostas para as indagações ou questões significativas que são propostas”(Trujillo, 1982, p.167).
  • Pesquisar é “perseguir uma interrogação (problema, pergunta) de modo rigoroso, sistemático, sempre, sempre andando em torno d.ela, em busca de todas as dimensões…qualquer que seja a concepção de pesquisa assumida pelo pesquisador” (Bicudo, 1983, p. 18-19).
  • “Pesquisa é uma idagação metódica ou estudo sistemático e consistente de um problema”( Kilkpatrick, 1994, p.2).
  • Beillerot caracteriza como pesquisa um trabalho que satisfaz as três condições básicas: (1) produzir conhecimento novo; (2) possuir uma metodologia rigorosa; e (3) tornar-se pública.

Recursos adicionais:

     – Fiorentini, D.(2007). Investigação em educação matemática:percursos teóricos e metodológicos/Dario Fiorentini, Sérgio Lorenzato.- 2. ed.rev.- Campinas SP.:Autores associados 2007-(Colecção formação de professores)