Ao  longo do semestre, foram realizadas actividades transversais, como:

– Marcador social da turma:

Inicialmente, e em equipa, decidimos contribuir com fontes resultantes de pesquisas para este efeito. Posteriormente a contribuição foi feita individualmente e quando essas fontes eram resultado de estudos para trabalhos individuais.

A criação de tags, não foi normalizada ou seguiu alguma regra, acabando por haver tags que acabariam por designar o mesmo, mas atribuídas a fontes distintas e referentes ao mesmo assunto…Por ver a iniciativa de alguns colegas em criar tags que os permitisse identificar como contribuintes fez-me sentido para uma possível responsabilização de organização dessas fontes, pelo que acabei por aderir e criar uma também (MFrancisco).  

Senti, no entanto,à medida que o semestre finalizava alguma falta de definição face ao objectivo inicial, do ponto de vista organizativo e conclusivo na uc, para este marcador.

Este marcador, como repositório de recursos, é de extrema importância, para consulta em estudos futuros se estiver acessível.

 – Construção de wiki de turma:

Acordámos, em equipa, a colocação por um dos elementos da Corto Maltese,  dos nossos trabalhos na wiki de turma. Após a construção de documentos que visaram o proposto pelo professor, como estudos que permitiram apreender temáticas e responder a algumas questões, estes seriam expostos no referido wiki.

Como ferramenta colaborativa, penso que foi útil na construção do guião e para as consultas necessárias e posteriores actividades.

– Portefólio:

A construção deste instrumento permitiu que as várias temáticas ficassem consolidadas, de acordo com os resultados dos estudos individuais, dos trabalhos realizados em equipa e dos debates de turma. Para esta construção, foi necessário recolher alguns elementos extra para que cada tema apresentasse mais coerência para a minha aprendizagem, na uc.